domingo, 10 de março de 2013

CAFURINGA: espetáculo de rua estreia e vai circular por nove cidades pernambucanas com homenagem ao saudoso ventríloco e vendedor de garrafadas



Um novo grupo de teatro de rua vai ganhar os espaços abertos de várias cidades pernambucanas. É o Grupo Cafuringa, do Recife, que nasce com o espetáculo “Cafuringa” e vai chegar a nove cidades do estado com uma homenagem ao saudoso artista de rua Mestre Cafuringa ou Rubens Martins, cantador de emboladas e ventríloco que, munido dos seus bonecos, comercializava garrafadas e pomadas pelas ruas do Recife, prometendo curar todo tipo de doença. No ano 2000, ele atraiu para si o ódio da Igreja e do poderio militar, que acabaram expulsando-o do Pátio do Carmo, no centro da capital pernambucana, seu principal ponto de venda, junto a toda sorte de camelôs, prostitutas, vagabundos e bêbados. Esta “limpeza social” prejudicou um artista de rua que é recordado, ainda hoje, por quem o viu trabalhando, sempre com humor certeiro.

A criação coletiva do Grupo Cafuringa – em processo desde 2011 – nasceu sob provocações do diretor Junio Santos (RN). No elenco, gente com longa experiência no teatro de rua, Alexandre Menezes, Luiz Filho, Pablo Dantas e Cleydson Catarina (que é natural do Ceará), intérpretes que utilizam máscaras e bonecos nas mais distintas manipulações e contam ainda com a participação especial dos músicos Rodrigo Félix e Filippo Rodrigo em cena, este último natural do Rio Grande do Norte. No enredo, o mestre Cafuringa, também conhecido como o “Homem da Cobra”, e seu boneco Joãozinho, acompanhados por Galego, Barruada e Benedito, outros de seus bonecos, alegram o povo com piadas picantes que despertam as belas Cafurinetes. Comercializando garrafadas e pomadas, seus produtos costumam atrair velhos à roda em busca de “curas milagrosas”, mas sua ousadia de artista incomoda os poderosos.

Cafuringa é, então, ameaçado e expulso do Pátio do Carmo. Condenado, sua pena foi a morte. “O espetáculo lança a voz poética do camelô-artista-palhaço-repentista que, como cordeiro, morreu... só a arte, não”, diz Pablo Dantas, um dos atores do elenco. A encenação de rua, com trilha sonora ao vivo, faz um recorte no tempo, partindo dos seus momentos brincantes até a expulsão do seu local de trabalho/diversão, propondo “um espetáculo para rir, mas também para refletir”, garantem. A direção de arte é assinada por Cleydson Catarina (CE). Com incentivo do Funcultura, do Governo do Estado de Pernambuco, e do Prêmio Myriam Muniz, da Funarte, a montagem vai circular por Recife, Paudalho, Caruaru, Glória do Goitá, Olinda, Vitória de Santo Antão, Abreu e Lima, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, sempre apresentada gratuitamente. Mais informações: (81) 8765 0975.

Espetáculo CAFURINGA - Programação de sessões gratuitas em Março:

Dia 11/03 (segunda), às 16h, no Pátio do Carmo, no Centro do Recife [ESTREIA]
Dia 12/03 (terça), às 19h, na Praça Beira Rio, em Paudalho
Dia 13/03 (quarta), às 19h, no Centro Social Bidu Krause, no Bairro do Totó, Recife
Dia 16/03 (sábado), às 10h, no Parque 18 de Maio (próxima à Feira de Ervas), em Caruaru
Dia 17/03 (domingo), às 16h, na Praça Central de Glória do Goitá (ao lado do Museu Mamulengo)
Dia 21/03 (quinta), às 19h, na Rua Manoel Mesquita, no Bairro de Santo Amaro, Recife
Dia 22/03 (sexta), às 19h, no Largo da Ilha do Maruim, em Olinda
Dia 23/03 (sábado), às 16h, na Praça da Matriz, no Centro de Vitória de Santo Antão
Dia 25/03 (segunda), às 19h, na Praça de Jardim Paulista, Recife
Dia 27/03 (quarta), às 16h, no Pátio do Carmo, no Centro do Recife
Dia 30/03 (sábado), às 11h, no Mercado São José, no Centro do Recife
Dia 31/03 (domingo), às 16h, na Guabiraba, no Bairro de Casa Amarela, Recife.

Em abril tem mais, indo a outras cidades...

segunda-feira, 4 de março de 2013

Paixão de Cristo da EREM Confederação do Equador

A Escola de Referência em Ensino Médio Confederação do Equador, irá realizar no dia 25 de março de 2013, a encenação da "Paixão de Cristo", onde este ano esta com algumas mudanças, uma delas é Luz Gustavo assumir a Direção Geral do Espetáculo, O texto mudou, novas cenas, novo cenário, novo elenco e etc.
Então vale a pena conferir!!!